sexta-feira, 30 de novembro de 2012

PIGS



Quando eu era mais pequeno (há bué de bué de longe), usava-se um termo na minha terra que rezava da seguinte forma - "A brincar, a brincar é que o macaco fodeu a mãe" que trocado em miúdos e em línguagem políticamente correcta significa "a brincar se vão dizendo as verdades".
Eu sei que não foi a brincar, e sei que todos repararam, que foi uma galhofada à moda antiga e que em oposição a Portugal que aquando da criação do cartão único, vulgo CU, percebeu que a sigla seria a raínha da chalaça durante anos a alterou para CC (cartão do cidadão), neste caso ninguém se descoseu (*) e talvez pela veracidade que o nome traduz em relação à forma como o "grupo" de países que pediu ajuda ao FMI é visto pela Europa, o nome pervaleceu.

Falo de quê? Do grupo "PIGS", o grupo formado por Portugal, Itália, Grécia e Espanha.

De todas as Siglas possíveis:
PIGS
PISG
PGEI
PEIG
PGIE
PEGI
IPGS
IGPS
IGSP
IPSG
ISPG
ISGP
GPIS
GPSI
GIPS
GISP
GSPI
GSIP
SPIG
SPGI
SGPI
SGIP
SIPG
SIGP

A escolhida tinha de ser a única que nos chama de porcos? Lá está... A brincar, a brincar...

Não acreditem em mim, vejam aqui!

(*) De início fiquei na dúvida de descoser era com s ou com z, mas como pelos vistos é p´ra porcos, tanto se me dá como se me deu!

Sem comentários: