terça-feira, 10 de janeiro de 2012

Rescaldo da descida do Leça 2012


Habitualmente quando faço um rescaldo de uma saída de BTT os pormenores recaem sobre o percurso, o clima e outros pormenores mais técnicos. Mas no que respeita a este raid já o fiz uma vez no "rescaldo da Rota do Leça 2011" e não tenciono repetir-me. Desta vez será um pouco diferente e vou dar mais atenção ao lado humano da coisa. Peço desculpa a todos que ao lerem este registo não estendam patavina mas são maioritariamente private jokes, e não poderão ser feitas abertamente pois evocam pressupostos a tendências homossexuais e muito pouco dignificantes para os visados nas mesmas.

Então vamos lá ver: O que eu gostei neste raid que realmente sobressaia e suplante o interesse de falar de bicicletas? A atitude geral do grupo, o bom humor sempre a bater no tecto e acima de tudo o facto de o Avelino Augusto Pinho não ter fugido com as bicicletas (achei atencioso da parte dele), a aula de troca de pneus gratuita e altamente infrutífera, mas acima de tudo a companhia que como um carro usado num stand ranhoso de beira de estrada... Foi absolutamente irrepreensível!
O percurso eu já conhecia, se bem que com bom tempo chega mesmo a ser agradável.
Confesso que desconhecia as habilidades circenses do Pedro Ferreira e do António Jorge e que fiquei deveras surpreendido com o equilibrio do Pedro... E com a falta de equilibrio do Antório Jorge.
O Moreirinha sempre igual a si próprio, manteve-se ao mais alto nível a falar ao microfone, o Miguel Gomes e o Ze Alves sempre em cima  situação e a dar apoio técnico-cultural por esse rio abaixo.
O Avelino, AKA "Ma bitch" a trocar pneus não dá margem para dúvidas de quem manda na "cena da mecânica" no fim de contas ficou por explicar como é que o Miguel Gomes conhece o "Ma bitxh" só ao vê-lo por trás. Como dizia a Dna Quirina - "Mistério!!!".
O Jose Miguel Esteves foi a grande revelação do dia demonstrando com exemplos práticos uma faceta máscula e dominadora no que toca à arte do "encaixe" e do sentido de oportunidade.
O Carlovsky quando se oferece para dar assistência a trocar pneus é sempre coisa para dúvidar. Pelo sim, pelo não não se concentrem demasiado na tarefa e olhem sempre sobre o ombro não vá haver uma camera indiscreta apontada na vossa direcção. É no entanto consciencioso (O Carlovsky) e sempre preocupado com o bom nome da equipe pelo bom exemplo e não se poupando a conselhos como: Cuidado, não se toquem uns aos outros nos caminhos estreitos (fiquei no entanto sem perceber o contexto desta afirmação reservando-me por agora a demais comentários).
Esperava mais do Nelson NeMixe e do Sérgio Barbosa, sou sincero. Esperava vê-los cair com os pedais novos e gastar ao menos um dos tombos que vêm de garantia. Que desilusão meus senhores!

Por outro lado fiquei feliz ao descobrir que a tecnologia tem evoluído positivamente no sentido do conforto do ciclista. Não é que agora há mesmo walkie-talkies com palavra-passe? Fiquei flebagasted ao perceber que se acrescentasse a pass "Ó homossexual!" antes da mensagem, havia receptores que se identificavam de imediato. Ainda no domínio da comunicação e da interacção humana fiquei desiludido ao perceber que há aí uns melros que cantam muito mas têm a pilha fraquinha, fraquinha...

Invariavelmente, continuo ás voltas com os travões, agora que comprei uns novos, que os levei para voltar a afinar e trocar uma mola partida, que lixei os discos com lixa grossa e os travões estavam nem mais nem menos que perfeitos, deixei cair umas gotinhas de óleo nos discos e voltei a foder a escrita toda. E o que é que isto tem a ver com o passeio? Tem tudo, pois a vovuzela (que tanto gosto) que ouviram durante o raid todo eram os meus travões a ranger...

Pode considerar-se que este grupo não descrimina cores, raças ou sexos. De que outra forma se explicaria a presença de um benfiquista e de uma donzela que necessita de uma mãozinha para atravessar as valas?
Mais pedra menos pedra, mais caimbra menos caimbra assentamos arraiais na tasca à hora prevista para uns rojões e umas tripas à moda do Porto, que viríamos a descobrir, acabariam por marcar os 20km de percurso restantes.
Uma palavra de apreço à simpatia do Staff do restaurante e beijinhos do colectivo à Patrícia, para a semana lá estaremos para o prometido striptease!
All in all, tudo correu de feição, com tanta sessão fotográfica e paragens para intervenções mecânicas penso que encaixa como uma luva a expressão do momento:

"Foi um raid de gás atado!!!"

P.S. Normalmente costumo adicional os links das fotos no final mas desta vez não o farei dada a falta de dignidade espelhada nas mesmas! (mas como sou um tanto ao quanto cabrãozeco, se quiserem muito ver estão no Facebook dos Naturanda)

Sem comentários: