segunda-feira, 30 de agosto de 2010

15 regras simples para viver a vida e sobreviver a qualquer FDP.

Aqui vão 15 regras muito simples para sobreviver a qualquer emprego, empregador, cliente, vizinho ou qualquer outro imbecil e ir para casa feliz, apreciar o tempo livre com os amigos e a família.

Regra nº1 - Essa merd@ não é tua.
Essa empresa não é tua nem do teu irmão, e ainda que fosse não justificava a tua saúde. Cuidado com o quanto dás de ti. Todo o patrão gosta de um funcionário que se comporte como patrão, mas quando já não precisar de ti, recorda-te que és empregado.

Regra nº2 - Não leves peito
Quando um Individuo discute em alto volume ou te chama besta não significa que sejas surdo ou um animal. Significa que tem um poder argumentativo fraco. O vocabulário também não abunda e a formação moral não existe. Conclusão? A besta aqui é ele, não tu!

Regra nº3 - Vende o teu peixe caro
Não te deixes calcar. Todos nascemos nús, logo, iguais. Como diz um amigo de Sintra "Ricos ou pobres, todos levamos a mão ao cú para o limpar". O dinheiro não faz um homem melhor que o outro. Cada vez que não te defendes e remetes ao silêncio para evitar a discussão, reforças o poder do outro, cada nova discussão vai ser pior. Pára de dizer a ti próprio "por esta vou deixar passar, mas na próxima..."

Regra nº4 - As ameaças
Os Abstuntos são como os animais selvagens. Quando sentem o medo, aproveitam e atacam em força. "Despeço-vos a todos", "Eu mato-te", "Eu faço e aconteço". Não te deixes intimidar pelas ameaças, ninguém despede ninguém só porque quer, a lei "ainda" não permite. A vantagem dos animais selvagens é que não precisam de justa-causa para agir!

Regra nº5 - Maus pensamentos
Não vás para casa a pensar nos problemas de trabalho. Não os vais resolver, não vais dormir e segunda-feira vais trabalhar mais cansado que chegaste. Provavelmente vais chatear-te com os teus e encarnar no papel do Filho da put@. Quando chegares lá tens todo o tempo do mundo para pensar nisso.

Regra nº6 - A vida é para ser vivida hoje.
Já lá vai o tempo em que se trabalhava como um Mouro para gozar uma velhice tranquila. Caga nisso, está errado! A vida é para ser vivida hoje! A forma como gastas o teu tempo é definitiva, não há devoluções! A cada dia que passa estás mais velho. O teu corpo e o teu espírito acompanham. Nunca terás tanta vontade de viajar ou de saltar de um avião como agora. Aproveita agora que tens saúde, não esperes para estar reformado, porque provavelmente vais partir um osso a tentar. (Osteoporose é fod@)

Regra nº7 - Dinheiro não é tudo
Se pensas que não faltar nada em tua casa significa nunca faltar dinheiro para todas as extravagâncias porque te matas a trabalhar, esquece! O dinheiro compra tudo menos amor, carinho ou a tua presença. Os teus filhos gastam da playstation que compraste, mas nada comparado com jogares à bola com eles no parque. Trabalha, sê responsável e cumpridor mas goza a vida.

Regra nº8 - Não há nada que não se resolva
Estás com uma bota que não sabes como hás-de descalçar. Se há coisa que aprendi na vida é que à excepção da morte, tudo tem solução. Pânico não resolve, procurar culpados muito menos, gritar com os mais fracos só demonstra a besta que os teus paizinhos puzeram no mundo.
Tudo se resolve, com calma, com a ajuda dos amigos, e se fôr o caso com algum sacrifício pessoal. Esta regra não se aplica se mataste ou roubaste, nesse caso tens aquilo que mereces!

Regra nº9 - Cuida os teus amigos
Os amigos são como uma horta, depois de cultivar é preciso regar e cuidar. Não encares os amigos como um bem adquirido. De vez em quando telefona-lhes, manda mensagem, só para que saibam que te lembraste deles. Quando houver uma discussão, pesa bem o valor da vossa amizade face ao problema. A maior parte das pessoas vende a amizade muito barato. O orgulho também não benifícia ninguém, se ninguém der o braço a torcer, todos ficam a perder. Não digas nunca algo só para magoar ou ficar por cima, só mostra que ainda és um primitivo. E não te esqueças, mais importante que fazer amigos é conservar os que tens! Não desistas de um amigo sem dar luta!

Regra nº10 - Escolhe bem os teus amigos
Por outro lado, não te sintas mal por mandar foder alguém. Nem todas as pessoas tem qualidades de amigo. Pior que não ter um amigo ao teu lado, é ter um filho da put@ que se faz passar por amigo ou alguém que só é amigo por interesse. Ninguém é obrigado a avaliar outro indíviduo à primeira vista, para isso é preciso um curso de 5 anos.

Regra nº11 - Pressão familiar
Família não escolhes, levas com o que te calhar na ementa. Não te sintas obrigado a entender e aturar merdas só porque "é família".
(situação hipotética) "Emprestei-lhe dinheiro e nunca mais me pagou, mas é marido da minha irmã..." Então put@ que o pariu... Que pinte os lábios e se faça à vida! Um familiar tem tanta ou mais obrigação que um amigo. Se não merecer, vai no comboio dos carneiros!

Regra nº12 - Sem stress
Dá a cada situação a importância que merece, nem mais, nem menos! As pessoas tendem a viver os problemas com a intensidade que deviam viver as alegrias, e as alegrias com a intensidade que deviam viver os problemas. Lembra-te de quando eras criança e qualquer merd@ te fazia feliz...
Quando tiveres um problema, analisa-o e age. Andar às voltas como uma barata e arrancar cabelos, não vai ajudar...
Não deixes de comemorar nada. Aniversários não são coisa de criança, são oportunidades de festejar. O Natal não é um negócio, é uma oportunidade de festejar. Um casamento de um amigo não é uma seca, é uma oportunidade de festejar. Um dia de calor não é um dia que não se pode sair de casa, é uma oportunidade de beber umas sangrias e festejar.

Regra nº13 - Sai de casa
Sai de casa, aproveita o sol e abusa da natureza. Vais ter o inverno inteiro para te enfiares no Bunker. Procura actividades ao ar livre, passeios no parque e na praia, desporto, piqueniques, etc.
Vai ao cinema, ao teatro e a concertos. Visita museus e parques aquáticos. Mas pelo amor da Santa, sai de casa!!!

Regra nº14 - Regista
Tira fotos e faz videos, imortaliza os momentos felizes com os teus. Não sejas um idiota envergonhado. Quem tem vergonha passa mal. Um dia vai saber-te muito bem recordar.

Regra nº15 - Mima-te
Todos nós temos desejos e sonhos. Uma família grande, um apartamento na foz, uma viagem às Ilhas Gregas, um penteado novo, não interessa. Grande ou pequeno, é à medida de cada um e cada um terá de lutar por ele. O que não vale é desistir por preguiça e resignar-se a uma vida de merd@.

Isto são algumas regras simples que tenho vindo a cultivar e nas quais acredito, não são uma verdade universal, são a verdade para mim. Não vou muito em mails de " dá a outra face" e "sorri para o teu inimigo". Isso funciona muito bem para o Dalai Lama que está num convento. Eu estou na cidade, na luta do dia a dia, com pessoas mais ou menos razoáveis...

Se alguém quiser acrescentar alguma coisa é muito bem vindo!

1 comentário:

Sofia disse...

Quais 10 mandamentos quais quê! és grande Jay :D