sábado, 5 de junho de 2010

A selecção Nacional - Parte II ( e esta vale para todas)



A selecção nacional, de nacional só tem o nome.
Não sou racista, nacionalista, ou clubista sequer, mas quando se fala em "Selecção nacional de futebol", o que me vem á cabeça é o grupo do melhor que em Portugal há na área deste desporto. E isto vale para a Selecção Portuguesa, Francesa ou qualquer outra.
Momento de análise:
- O seleccionador nacional que deu lugar a Queirós era Brasileiro, não tem na árvore genealógica resquícios de antepassados Portugueses, deu-nos um baile à Francesa e viu-se Grego para não ser eliminado no primeiro jogo.
- Dos jogadores convocados fazem parte Pepe, Deco e Liedsen, tão Portugueses que cospem pérolas como " Não vou cantar o hino de Portugal contra o Brasil"(Liedsen). E jogar para ganhar contra o Brasil, vais???
Três novos Portugueses, todos eles nacionalizados em uma semana e Portugueses à pressão! Curiosamente, são todos brasileiros, devia ser para ver se ninguém dava conta...
Na campanha passada, a criação do Hino da selecção nacional foi delegado a Nelly Furtado, Canadiana, filha de emigrantes Portugueses, mas que nunca tinha estado no nosso país e nem Português fala, mas fala Espanhol e pelos vistos é aproximado que chegue. Criadora esta que nos maravilhou com o refrão que com a sua fantástica pronúncia sugeria " Come-me à força, come-me à força, come-me à força, que ninguém te pode parar, come-me à força, há uma fome que ninguém pode matar...". Palavras para quê? é Só ouvir o hino.
Desta vez, a coisa foi mais descarada, optamos por usar uma música já feita e já no ouvido de todos, de uma banda Norte Americana, composta por três americanos e um Filipino e cantada em Inglês (como no festival da canção).
Para rematar, a Galp coloca no mercado como simbolo da selecção nacional 2010, a Vovuzela, uma corneta irritante, simbolo cultural/desportivo Sul-Africano.
Ora, a selecção Nacional, de nacional, não tem nada, o mundial é uma grande misturada, só se distingue as selecções pelos lorpas que pagam as deslocações, estadias luxuosas, ordenados milionários, prostitutas, copos e afins. Aí sim, temos a selecção paga pelos Portugueses, pelos Ingleses, pelos Franceses e por aí fora...

Mas eu sei de quem é a culpa disto... É minha, que ainda assim comprei um camisola da selecção... Made in Taiwan...

1 comentário:

Sofia disse...

Patriotismo.... desde quando os portugueses sabem o que isso é? Não foram portugueses que em Valença hastearam bandeiras de espanha? O patriotismo fuge de nós desde os tempos dos descobrimentos!!! Agora só somos conhecidos lá fora quando desaparecem criancinhas estrangeiras ou por causa do magalhães.... por que carga de agua iria ser diferente com o futebol!? Confesso que de patriota não tenho nada, até prefiro ver a selecção italiana, ao menos sao giros, não sinto orgulho em ver estes tipos vulgo tugas a jogar a bola.... Querem ser patriotas? ponham os olhinhos nos "nossos ermanos" e vejam se aprendem alguma coisa....