segunda-feira, 17 de maio de 2010

Diário de um actor Português


Querido diário, estou nervoso pois amanhã começam as gravações para uma telenovela em que vou entrar. Estive a estudar as minhas falas a semana toda com a Rita, mas ela hoje não pode porque amanhã vai fazer uns exames e queria estudar (parece que eram uns exames à urina) acho bem, deve-se estar sempre preparado.
Gosto muito de ter gravações porque posso faltar às aulas e apareço na televisão, depois as miúdas pedem-me autógrafos porque sou famoso como os concorrentes do Big Brother.
Hoje foi dia de castings, estavam lá muitos actores, alguns até eram conhecidos mas levam muito dinheiro porque tem formação teatral e televisiva (o que quer que isso seja), e então fiquei eu com o papel, de outra forma a televisão tinha que lhes pagar o valor justo e isso, ninguém quer; pelo menos foi o que disseram os senhores que estavam a fazer os castings quando estavam na outra sala. Até disseram “contrata-se um ou dois actores consagrados para enganar, e o resto vai corrido a Zés-Ninguéns, que para o povinho Português qualquer coisa serve”. (Ainda estou a pensar o que quer dizer consagrado, deve ser um cão importante na Igreja)
Eu gosto muito de representar mas estou a ter uma dificuldade; como não estudei para ser actor, quando estamos a gravar eu fá-lo as-sim co-mo se fos-se de-fi-ciente, mas o realizador diz que não faz mal, que pelo valor que me pagam, compensa. Ao princípio ainda pensei ter aulas de representação mas disseram-me que era melhor não, porque senão nunca mais trabalhava em Portugal por excesso de qualificação. E tinham razão. Depois tinha que ir para a Casa do Artista, como os actores a sério.
Querido diário, Portugal é muito fixe, se e fosse de uma família pobre e trabalhasse duas horas por dia para ajudar era “exploração do trabalho infantil”, mas como sou actor, posso trabalhar dez a doze horas por dia e faltar às aulas porque tenho um “talento”. Os meus pais dizem que os estudos têm tempo e que se e apanham a estudar me partem os dedos, mas eu acho que é só a brincar.
Bem, agora tenho que ir, fui convidado para uma cerimónia em que um actor daqueles a sério, o Sr. António Feio, vai ser condecorado Comendador da ordem do Infante, o que é bom, que em Portugal, sempre que uma pessoa está doente lembram-se de reconhecer o seu valor, nunca percebi porque não o fazem antes…

Beixos kiduxos,Moranguinho.

1 comentário:

Sofia disse...

eheheheheheh começamos bem este blog.... todos os teus odiozinhos de estimação estão cá :D o papa, os moranguinhos! NÃO FALTA NADA!